Confira 11 dicas sobre como organizar casamento em Curaçao, ideias de hotéis e valores

Publicado por: Redação / Atualizado em: 07/03/2024
Casamento em Curaçao - Como Organizar, Quanto Custa e Hotéis | Dicas de Curaçao

A organização de um casamento em Curaçao precisa ser com antecedência, para dar tempo de reservar passagens, hospedagem, além dos serviços da cerimônia. Confira!

Se você está se perguntando como organizar um casamento em Curaçao, entenda que a lógica é semelhante a de um casamento no Brasil. Entretanto, você precisa adicionar algumas questões como a organização da viagem em si.

De certa forma, é possível dizer que você estará à frente da organização de dois eventos: o casamento e a viagem. Para facilitar a sua vida, você pode contar com a ajuda de empresas especializadas em casamento em Curaçao. Somado ao auxílio de uma boa agência de viagem.

Outra forma de facilitar esta organização, é entrando em contato com um resort para casamento em Curaçao. Eles costumam ter pacotes completos. Dá para você negociar a cerimônia, a festa e até a hospedagem. 

Então, tudo vai depender de qual o perfil de casamento que você deseja celebrar em Curaçao. Esperamos te ajudar um pouco, neste processo, com as dicas e informações deste post sobre como organizar um casamento em Curaçao.

Leia neste post:

Como organizar um casamento em Curaçao?

Para organizar um casamento em Curaçao, existem diversos fatores que devem ser considerados. Eles estão atrelados ao casamento em si e a organização da viagem. Por isso, é tão importante começar a pesquisa quanto antes, dando espaço para um planejamento bem estruturado.

Antes mesmo de iniciar as suas pesquisas, coloque no papel tudo o que não pode faltar em um casamento em Curaçao. Lembre-se de que a organização de um casamento no Caribe envolve aspectos logísticos e culturais específicos da ilha. 

Para você ter uma ideia, confira alguns dos passos importantes para o seu planejamento:

Escolha o estilo e tamanho do casamento

O primeiro passo crucial ao organizar um casamento em Curaçao é definir o estilo e tamanho do evento. Qual é a atmosfera que você deseja?! Uma cerimônia íntima na praia ao pôr do sol, um evento luxuoso em um resort à beira-mar ou uma celebração descontraída em um jardim tropical? 

Além disso, considere o tamanho da celebração. Um mini wedding em Curaçao é geralmente definido por ter um número limitado de convidados, proporcionando um ambiente mais acolhedor e intimista. Além de ser uma escolha econômica, para um destination wedding, é um meio de compartilhar este momento tão significativo com pessoas mais próximas. 

De certa forma, este é o ponto inicial para você conseguir tomar as demais decisões quanto ao casamento em Curaçao.

Casamento em Curaçao - Dicas de Curaçao
Invista em decorações leves e românticas. (Divulgação)

Defina a data

A ilha possui um clima tropical durante todo o ano, mas há considerações importantes a serem feitas ao decidir quando realizar o casamento. Por exemplo, apesar dos meses de dezembro a abril serão ideias ensolarados e céu azul, perfeitos para belas fotos, você vai lidar com a agitação dos turistas e os valores mais altos.

Então, pode ser mais interessante investir na baixa temporada, nos meses de abril, maio, junho, outubro e novembro. É uma oportunidade para economizar em custos, incluindo acomodação e serviços. No entanto, essa época é mais suscetível a chuvas, embora as pancadas normalmente sejam rápidas e seguidas de um sol radiante. 

Ao escolher a data, equilibre suas preferências pelo clima e pelo orçamento, considerando também a disponibilidade de locais e fornecedores para garantir que tudo esteja alinhado para o seu casamento em Curaçao.

Casar na praia de Piscadeira
Já pensou celebrar o seu casamento com este cenário?! (Dreams Curaçao Resort)

Pesquise e escolha o local da celebração

A seleção do local para o seu casamento em Curaçao é um dos aspectos mais emocionantes do planejamento. A ilha oferece uma variedade de locais deslumbrantes, cada um com sua própria atmosfera e beleza única. Antes de decidir, é essencial conduzir pesquisas detalhadas e, como você estará distante, faça algumas ligações de vídeo, para que você consiga visualizar melhor os lugares. 

Em Curaçao, você pode casar no clássico cenário praiano, com mar azul esverdeado compondo o cenário. Inclusive, alguns resorts all inclusive, possuem pacotes com organização completa. Além disso, a ilha possui jardins tropicais, fortalezas históricas e locais com vistas panorâmicas que podem servir como pano de fundo memorável para seu dia especial. 

Decoração para casar pé na areia
As águas de Curaçao se encaixam perfeitamente no cenário paradisíaco do seu casamento dos sonhos. (Divulgação)

Contrate um cerimonialista

Contratar um cerimonialista pode ser o diferencial para garantir que o seu casamento em Curaçao esteja dentro das suas expectativas.Você pode escolher um cerimonialista local ou uma empresa brasileira especializada em casamento em Curaçao. 

O fator positivo desta escolha é que você não precisa ficar correndo atrás de tudo. Além disso, são profissionais experientes, que entendem dos procedimentos locais, e possuem uma rede confiável de fornecedores para casamentos na ilha.

Desde o início do planejamento até o dia do evento, um cerimonialista pode orientá-lo sobre todas as etapas do casamento em Curaçao. Da obtenção de licenças necessárias, a coordenação de fornecedores, a criação do cronograma da cerimônia e recepção, além de garantir que todos os aspectos logísticos estejam sob controle.

Por fim, um cerimonialista pode traduzir sua visão em realidade, garantindo que o estilo, a decoração e a atmosfera do seu casamento estejam alinhados com seus desejos. 

Quanto custa casar em Curaçao - Dicas de Curaçao
Aproveite o visual natural paradisíaco para tirar fotos incríveis. (Foto: Unsplash)

Dê atenção aos documentos legais

É crucial verificar os requisitos legais para casamentos em Curaçao, dessa forma, seu casamento é reconhecido oficialmente. Comece obtendo informações sobre os documentos exigidos, como passaportes válidos, certidões de nascimento e, em alguns casos, exames médicos. 

Apesar de ser uma etapa burocrática, ela não deve ser ignorada. Então, se certifique de respeitar os prazos e procedimentos de registro. Isso inclui aplicar para a licença de casamento com antecedência e garantir que todos os documentos sejam autenticados conforme as leis locais.

Um assessor especializado em casamento em Curaçao pode orientar nesta etapa e te ajudar a garantir que todos os documentos estejam em ordem.

Priorize fornecedores locais

Um casamento possui muitas etapas que envolvem diferentes tipos de serviços. Por exemplo, para a decoração você precisa de floristas, cadeiras, móveis, entre outros detalhes. Além disso, também deve considerar quem será o fotógrafo, como será a música e a alimentação durante a cerimônia. 

Não dá para levar os profissionais do Brasil, é preciso encontrar fornecedores locais experientes. Então, use e abuse das pesquisas e da tecnologia que te permite realizar ligações de vídeo ou solicitar portfólios. O importante é manter um diálogo aberto, desde o início, tirando todas as dúvidas.

Novamente, se preferir, pode contratar pacotes de resorts em Curaçao que estão preparados para realizar casamentos. Eles já contam com uma equipe local e podem personalizar a sua experiência. 

Comunique os convidados

Até mais do que em um casamento tradicional, um destination wedding em Curaçao pede por uma comunicação antecipada com os convidados. Afinal de contas, eles precisam organizar a agenda para realizar a viagem. Além disso, a confirmação dos convidados é essencial para você dar continuidade na organização do casamento. 

Comece enviando save the dates e convites com antecedência, permitindo que seus convidados planejem suas viagens e façam as acomodações necessárias. Forneça informações detalhadas sobre a logística da viagem, opções de hospedagem, transporte local e atividades que eles possam desfrutar durante sua estadia.

Manter seus convidados bem informados e envolvidos não apenas facilita suas viagens, mas também cria uma atmosfera de excitação. É como se todos estivessem vivendo, com você, a animação desta data tão especial.

Casamento no Caribe com tudo completo
Vista de um caminho de areia nas pedras, com o mar ao fundo.

Passagem aérea, hospedagem, seguro e alimentação

Além de todo o planejamento diretamente ligado ao casamento, seja a cerimônia, a festa, ou os preparativos dos noivos. Para casar em Curaçao você também precisa lidar com a organização de uma viagem. Você pode se organizar para comprar as passagens aéreas, o seguro de viagem Curaçao e até a hospedagem por conta própria. 

Mas, se preferir, pode contratar uma agência de viagens especializada em Curaçao. Eles costumam possuir pacotes de viagem para Curaçao de ótimo custo-benefício. Além disso, lembre-se que a preocupação com a viagem não é apenas para os noivos, mas também para os convidados.

Por isso, ter uma agência que gerencie esta logística pode fazer toda a diferença na organização do seu casamento em Curaçao.

Hotel para casar em Curaçao - Dicas de Curaçao
No Avila Resort você tem um pedaço do paraíso para relaxar e celebrar o amor. (Foto: Divulgação)

Prove as roupas e realize ensaios

Agende provas de vestido e traje para os noivos antes da data de embarque. Tudo precisa estar devidamente em ordem, para que você consiga viajar com tranquilidade. Se preciso, leve alguma peça de emergência. 

Já em Curaçao, se desejar, solicite um dia para realizar um ensaio da cerimônia. Algo breve, mas que te passe a segurança necessária para o dia da celebração.

Planeje atividades para os noivos e convidados

Ao organizar um casamento em Curaçao, elabore um roteiro básico para os convidados poderem desfrutar do destino. Você pode indicar atividade e até incluir passeios em Curaçao para serem realizados em conjunto. Esta é outra maneira de aumentar os laços e fortalecer os vínculos com os seus amigos e familiares.

Já pensou em pegar um barco e ir com todos para Klein Curaçao? Ou, quem sabe, curtir uma noite animada em um beach club. Também dá para desvendar as belezas de uma praia tranquila, para relaxar e recarregar as baterias. Ou, quem sabe, investir em um passeio histórico pelo centro de Willemstad.

Klein Curaçao - Tudo sobre a ilha caribenha
A paradisíaca e intocada Klein Curaçao. (Google Images)

Quanto custa planejar um casamento em Curaçao?

O valor de um casamento em Curaçao varia conforme as decisões tomadas pelo casal. Para você ter uma ideia inicial, pense nos gastos dos noivos com hospedagem, passagem aérea, seguro viagem e transporte. Pronto, aqui você já começa a ter uma ideia de valores.

Então, comece a pensar no seu casamento, na decoração, na alimentação e demais serviços de casamento. Aproveite para considerar a quantidade de pessoas que deseja convidar. Pode usar como referência os valores brasileiros, aí basta lembrar que, provavelmente, você irá pagar em dólares as despesas em Curaçao.

Para ir desenhando este orçamento hipotético, considere planos com vocês pagando as despesas dos convidados, ou eles pagando por conta própria. Também é válido pensar se compensa investir em uma assessoria especializada para casamento em Curaçao e agência de viagem no Brasil. 

Estes são os gastos básicos para você começar a planejar o seu casamento em Curaçao. Clique aqui e leia mais detalhes em nosso post especial com check-list sobre quanto custa casar em Curaçao.

Quais os melhores hotéis e resorts para casamento em Curaçao?

Curaçao é um destino bastante procurado por casais, seja para celebrar o casamento ou para vivenciar uma apaixonante lua-de-mel. Por isso, você vai encontrar ótimas opções de hotéis e resorts, preparados para criar a atmosfera ideal para o seu casamento em Curaçao. 

Confira abaixo uma tabela com os melhores hotéis e resorts para casar em Curaçao.

Hotéis para FamíliasNota HóspedesDestaqueReservas
Mangrove Beach Corendon8,0Piscinas privativasReserve Aqui
Dreams Curacao Resort, Spa & Casino7,87 restaurantesReserve Aqui
Renaissance Wind Creek Curacao Resort8,7Perto do centro e
da praia
Reserve Aqui
Curaçao Marriott Beach Resort8,5Beira-marReserve Aqui
Curacao Avila Beach Hotel8,5Praias PrivativasReserve Aqui
Zoetry Wellness & Spa Resorts8,1Exclusivo e IntimistaReserve Aqui

Passagens Aéreas para Curaçao

Enquanto você organiza a sua viagem para Curaçao, aproveite para acompanhar os valores das passagens aéreas. No Vai de Promo você visualiza as melhores passagens para Curaçao. Além disso, pode acionar o alerta de promoções das principais companhias aéreas que voam para a ilha, por exemplo, a Copa Airlines. Por fim, é uma forma de criar oportunidades para encontrar o seu voo para Curaçao.

Alugar carro em Curaçao

Se você deseja conhecer com tranquilidade as praias de Curaçao, é imprescindível o aluguel de um carro. Dessa forma, você cria um roteiro com base no seu perfil de viajante. Não é preciso ter uma carta de habilitação especial, a do Brasil é aceita na ilha. Além disso, o destino tem estacionamentos pelos distritos, inclusive nas praias, alguns são gratuitos.

Para te ajudar na escolha de uma boa locadora em Curaçao, indicamos a Rentcars. Por meio dela é possível comparar as propostas de locações. Além disso, você visualiza os tipos de carro. Confira nosso post sobre como alugar carro em Curaçao e saiba mais.

Seguro Viagem Curaçao

O Seguro Viagem Curaçao não é obrigatório, porém, assim como em qualquer viagem, é necessário. Ao contratar um seguro viagem você garante atendimento médico e hospitalar para emergências. Além disso, se tiver algum problema relacionado a bagagens, voos e até furtos, terá uma assistência. Por isso, é importante fazer um seguro viagem antes de embarcar.

No Vai de Promo você consegue visualizar até quatro tipos de seguros e coberturas ao mesmo tempo, dessa forma, facilita a comparação dos valores. Veja com calma, para identificar o que combina melhor com o seu estilo de viajante e viagem.

Chip de Celular Curaçao

Já pensou em ter um chip de celular internacional para Curaçao com internet ilimitada? Com a America Chip você tem internet 4G e 5G para usar à vontade. Dessa forma, consegue acessar WhatsApp, Google Maps e Instagram, sem se preocupar com a conta de roaming internacional, quando voltar para o Brasil. Enfim, é uma tranquilidade extra e suporte para você realizar os seus roteiros em Curaçao.

A America Chip é uma das empresas mais reconhecidas de chip internacional, e cobre mais de 200 países, incluindo Curaçao. Além disso, oferece as opções de chip SIM(chip físico) e eSIM(chip digital). Adquira o seu ainda no Brasil!

Perguntas Frequentes sobre Casamento em Curaçao

Quanto custa casar em Curaçao?

O valor de um casamento em Curaçao depende de diversos fatores. Iniciando pela quantidade de convidados e se você vai pagar por todos os gastos da viagem. Além disso, tem o custo com decoração, alimentação, fotografia e outros detalhes. Saiba mais em nosso post.

Vale a pena casar em um resort em Curaçao?

A grande vantagem de casar em um resort em Curaçao é que você pode comprar o pacote que inclui a organização para o casamento. Dessa forma, não precisa se preocupar tanto com todo o planejamento. Além disso, nos resorts all inclusive em Curaçao, os convidados ficam à vontade em relação à comida e bebida, mesmo as alcoólicas, sem se preocupar com gastos extras. Leia mais.

Como fazer um casamento em Curaçao?

Para fazer um casamento em Curaçao você precisa se organizar com muito antecedência e considerar diversos fatores relacionados à logística de deslocamento dos convidados. Para te ajudar a entender, elaboramos um post com um check-list de principais questões a serem consideradas para se casar na ilha caribenha. Saiba mais.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima